terça-feira, outubro 21, 2008

cine indie #2

Continuando a minha critica pessoal dos filmes indies vistos no Indie.

---

8° lugar

A Ameaça
("La Minaccia", dir Silvia Luzi e Luca Bellino, Itália/Ve
nezuela, 2008)


O tal documentário sobre a Venezuela. Um tema bacana, mostrar os vários lados do "socialismo bolivariano venezuelano" e seja lá o que isso significa de verdade. Pois a proposta é tentar entender isso sob vários pontos de vista.

Um documentário no estilo clássico. Houve-se o maior número de fontes e
amarra as informações formando uma linha de pensamento. Clássico, funcional, mas um pouco muito cansativo. O problema todo foi o ritmo. Quase me fez dormir em alguns momentos.

Mas mesmo assim é interessante entender como funciona um governo que se diz para o povo, mas se preocupa demais com o petróleo. Um governo que apresenta todos os domingos um programa de TV de 8 horas de duração. Que se diz socialista e democrático ao mesmo tempo. O que é isso?

A alta classe, no seu clube, reclama que o governo não governa para todos. Que a violência ainda é um problema sem solução. Que o medo toma conta de suas vidas, que nada podem fazer e o governo não faz o que devia. As classes baixas, em seus casebres nas enormes favelas, reclamam da falta de saneamento básico, falta de água potável e, claro, também da estúpida violência que tiram seus filhos de casa direto para o necrotério.


Um país em que a gasolina é extremamente barata e a água é uma coisa rara e muito cara. Onde o socialismo bolivariano venezuelano (democrático) está no poder há 9 anos e que continua convivendo com milhões de problemas não ou mal resolvidos.

Fica uma dúvida. Será um caminho para os países emergentes de todo o mundo? Ou é só mais uma promessa descumprida e ilusória? Mais uma utopia latina, mais uma tentativ
a frustrada. Por que, afinal, o mundo é neoliberalista e não poupa ninguém.

Este filme ficou no 8° lugar aqui, mas talvez por que eu não estava no clima dessas discussões, desse tema. Mas mesmo assim é interessante entender sobre o assunto. Recomendo.

---

7° lugar

Estrada 20 ("Kokudô Nijûgô-sen", dir Katsuia Tomita, Japão, 2007)


Ultimo dia de Indie. Já havia assistido a 2 filmes e esperei um amigo para assistir a saideira. Chegamos atrasados à sessão. Uma pessoa que este amigo esperava nos atrasou um pouco, mas tudo bem. Conseguimos assistir assentados no chão, mas nem foi ruim por que a sala era bem íngreme.

Como chegamos atrasados o filme já estava há uns minutos na tela. E não sei bem se o que deixei de ver faria muita diferença na minha impressão final. Pois bem, vai aqui.

Resumindo bastante, o tema do filme é a vida louca de um viciado em jogo e em drogas, no caso o que parece ser removedor de tintas. Seus dias, todos regados a jogos vão se passando e o dinheiro junto. Com isso acaba fazendo muitas dívidas com um agiota, assessorado por um amigo. Para tentar arranjar a grana tenta entrar no ramo de vender tacos de golfe, mas não sabia que ia ser tão difícil. E também não faz muito esforço.

Fato é que nosso protagonista Hisashi é um preguiçoso que a
dora as viagens através do cheiro de removedor, ou outras coisas. Sua namorada, também viciada no pachinko, gasta toda a grana que eles têm.


Mas o que não fez este filme ficar numa pior posição nesse ranking foi o sotaque (ou jeito de falar?) de Hisashi, assim muuuuuito arrastado. O que rendeu vários momentos de risadas da platéia. Além disso, o final surpreendente deixa um gosto um pouco diferente na boca. E quando falo surpreendente é sim, pois ninguém imaginaria tamanha inconseqüência, rs. Mas não contarei aqui o final, né...

---

No próximo cine indie os 6° e 5° lugares. Aguarde...

Nenhum comentário: