terça-feira, novembro 25, 2008

O mundo ainda tem jeito!!

Nas minhas aulas de Tópicos em Comunicação deste semestre foram bastante transformadoras na minha vida. Me deparei com o estudo da realidade como nunca tinha me acontecido antes.

Nas aulas, regadas a discussões sobre as formas de governo e economia, sobretudo o vigente neoliberalismo, percebi que o mundo está realmente numa grande crise. E não somente econômica lá com os EUA. Não. A crise é social, educacional, emocional, de identidade, de cidadania e principalmente ambiental. E sobre este último ponto é que venho me manifestar agora.

Ontem resolvi ficar na TV até mais tarde, já que hoje não precisaria ir à aula. Passeei por vários canais, assisti vários pedaços de uma péssima programação. Mas enfim pousei na TV Cultura. Estava passando do programa A Invenção do Contemporâneo e me interessei logo na primeira frase que ouvi. Se tratava de uma palestra/conversa com Hugo Penteado, um economista ambientalista. Não pude nem me mexer ouvindo aquilo tudo. Um esclarecimento após o outro. Virei fã do cara, por assim dizer.

E hoje procurando na Internet achei uma entrevista dada a Marilia Gabriela no início deste ano. Vale a pena conferir toda a entrevista, mas deixarei aqui somente as primeiras partes.
















Agora só falta mudar meus hábitos. Espero também que ao ver esses vídeos vocês mudem também.

2 comentários:

Carlos Howes disse...

Eu vou ver mesmo.

O assunto me interessa.

È meio clichê o que eu vou dizer, mas desde que eu vi "Uma Verdade Inconveniente", não parei mais com esse assunto. O problema ambiental no nosso planeta é sério, sérissimo, acho que a maioria das pessoas não tem noção da gravidade da coisa.

Hugo Penteado disse...

Mariana, parabéns pelo blog, vamos sinalizá-lo lá no blog nossofuturocomum. Agora é só convencer governos, empresas e economistas que a economia não pode ser maior que o planeta... Tarefa árdua, porque é nisso que eles acreditam. E nós sempre sobrando, claro. Obrigado, abraço Hugo