quarta-feira, agosto 05, 2009

Escambo 2009

Depois de quase duas semanas da realização do grande festival anual do Coletivo Fórceps, o Escambo, venho dar meu singelo testemunho da experiência de participar desse acontecimento.

Como os leitores assíduos deste espaço já sabem, sou integrante do coletivo já há alguns meses, fazendo parte do núcleo de comunicação. Por isso uma das minhas funções no festival era de cobri-lo jornalísticamente. Além disso, também escrevi os textos de locução da apresentadora dos shows, ajudei na barraquinha e ainda toquei com a minha banda no derradeiro dia de programação. Por conta disso, uma ressaca me abateu nos dias seguintes ao evento, mas foi ressaca boa.

Estiveram presentes coletivos de todos os cantos do estado de Minas Gerais e ainda representantes de Mato Grosso, de São Paulo e Goiás. Depois de 1600 bandas inscritas, subiram ao palco 17 bandas em 3 dias.

E o que é um festival sem oficinas? Foram realizadas 8 oficinas com grandes nomes como Bruno Kayapy e Yanã Benthroldo do Macaco Bong e Kuru Lima da Produtora Cria Cultura.

Além disso teve cinema na rua com o Cinebrasa e ainda um seminário sobre políticas públicas culturais no interior de Minas, com a participação do Fora do Eixo Minas, a Superintendente de Interiorização da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e o Secretário de Cultura de Sabará.

A cobertura alheia do festival ficou por conta da maioria dos coletivos que estiveram presentes. Por conta disso, não sentimos (comunicação do Fórceps) a necessidade latente de fazer mais do mesmo. Fizemos um vídeo sim, mas com um outro ângulo, talvez mais institucional. Confira abaixo e se prepare para a próxima edição no ano que vem!






Um comentário:

Roginho disse...

Muito bom o Escambo e o show do Fofoca! Posta os vídeos do show pra nós! =D