domingo, agosto 30, 2009

Fofocando no palco (e atrás dele)

Em casa posso dizer que sempre fui a filha mais musical da família. Quando meus pais recebiam amigos músicos sempre ficava na cola deles curiosa com suas músicas e instrumentos. O tempo passou, eu cresci e vivi muitas coisas que hora me aproximavam da música, hora me distanciavam dela. Mas nos últimos anos, desde que comecei a "fofocar" não pude mais deixar de lado parte tão forte na minha vida.

No começo deste ano gravei, bem caseiramente, algumas canções minhas numa experiência particular. Utilizei os instrumentos que estavam ao alcance. Desafinei, desritmei, gravei milhões de faixas só para compor um coral. Assim, deixei minha imaginação musical se concretizar aos poucos e sem vergonha de errar, rs.

O que não imaginava era que em seio familiar tais canções fizessem sucesso ou mesmo que despertassem a antiga vontade de ter de verdade uma carreira musical. Com as tais gravações fui conquistando mais ouvintes e surpreendendo antigos. E, percebendo a receptividade e reconhecendo a qualidade delas, resolvi levar adiante e mostrar cada vez mais para outras pessoas. Os frutos têm sido mesmo muito bons.

Alguns desses frutos foram as últimas apresentação da Fofoca Erudita. Uma foi no Festival Escambo e a outra foi o último show, no projeto que este blog acompanhou (e acompanha) nas últimas 3 edições. Trata-se do Sabará Musical.
.
Na última quinta feira abrimos a apresentação do Coletivo América Contemporânea, uma iniciativa escabeçada pelo músico Benjamim Taubkin que "propôe um novo processo de interação e inspiração" entre as diversas culturas latino americanas. O grupo é formado por 9 músicos de 7 países da América do Sul e surgiu a partir de uma "inquietação com o isolamento do Brasil no continente".
.
Tais apresentações foram frutos de uma parceria com o coletivo conterrâneo, o Fórceps. Parceria essa que nos permitiu enxergar e entender os novos horizontes da música independente atual.

Sobre o show... Todas as condições estavam favoráveis para nosso objetivo sonoro. Um ambiente em que o silêncio faz parte da performance artística e ajuda em todas as intenções musicais. O público, muito receptivo e caloroso. Os outros músicos, no backstage, todos simpáticos e interativos. Mais uma boa experiência, não menos.
.
E os próximos passos fofoqueiros vão sendo traçados aos poucos. É só aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Um comentário:

Roginho disse...

Você possui mesmo um talento e tanto para a música. E que bom que está sempre experimentando! Sabe que sou seu fã até para os barulhos mais estranhos, descompassados.

Beijos fofoqueiros!