terça-feira, novembro 28, 2006

cine femme I

Com o espírito bastante femiminino, alguns filmes para quem goste. Os últimos que assisti.
Pão e Tulipas
[Pane e Tulipani, IT/FRA, 2000]
_
Rosalba é dona de casa numa pequena cidade na Itália. Ela viaja com a família muma excursão de ônibus, mas numa parada num restaurante é esquecida pelo marido e os filhos. Ali ela decide voltar para casa de carona, já que o marido não voltará para buscá-la. No meio do caminho resolve conhecer Veneza, a cidade de seus sonhos. Lá faz alguns amigos e arruma um trabalho, resolvendo tirar férias de casa. O marido desesperado por ter de lavar as próprias cuecas e não encontrar comida na mesa depois do trabalho, contrata um detetive para trazer de volta a esposa. Mal sabe ele que Rosalba está feliz e voltou até a tocar acordeon, seu instrumento de infância. Uma história singela e bonita com sutil humor. Uma dona de casa cansada de estar apagada pela família e casa que a consomem.
Sob o Sol de Toscana
[Under the Tuscan Sun, EUA, 2003]
_
Frances Mayes vive um pós divórcio conturbado. À beira da depressão e sem ânimo nem dinheiro é presenteada por uma amiga com uma viagem de 10 dias para Toscana, na Itália. Relutante, aceita. Chegando lá se distrai com tamanha beleza do lugar, as pessoas, os cinos das igrejas, os girassóis. Então resolve comprar uma casa velha, que encontra no meio do caminho, e morar lá. A partir daí sua vida começa a mudar. Amizades inesperadas e surpreendentes. Outro clima, outra cultura, outra língua. Tuda começa a reviver dentro de si e então a felicidade volta.

3 comentários:

Maria Renata disse...

Desses eu só assisti o segundo, acho que os dois devem ter algo em comum... o tipo de filme que gosto de ver com mamãe!
beijos

Amanda Beatriz disse...

Tentarei assisti-los!!!

=********

João Rafael disse...

Será que nas "loucadoras" da pacata Sabará city, conseguirei encontrá-los?? Ou naquela popular em frente a faculdade mesmo!!??